Centro Paroquial Social de São Pedro de Merufe
O Centro Paroquial Social S. Pedro de Merufe é uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS.
A sua atividade foca-se no Apoio Social para Pessoas Idosas, nomeadamente, na promoção e inclusão de todos os idosos na comunidade, contribuindo para o seu bem-estar e satisfação, em articulação com os serviços públicos competentes, envolvidos em solidariedade cristã, humana, social e cultural.
Esta instituição procura contribuir para a satisfação das necessidades da sociedade, designadamente, a sua realização, afirmação pessoal e procura de novas oportunidades.
A sua atividade é direcionada a público de faixa etária mais elevada, designadamente os idosos, como público-alvo com maior necessidade de apoio, garantindo a sua qualidade de vida e bem-estar.
O Centro Paroquial Social de S. Pedro de Merufe assegura, no âmbito das suas atividades, diferentes serviços e respostas sociais que visam o combate à pobreza e exclusão social dos idosos, nomeadamente:
-
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas;
-
Serviço de Apoio Domiciliário.

RESPOSTAS SOCIAIS
O Centro Paroquial Social de S. Pedro de Merufe assegura, no âmbito das suas atividades,
diferentes serviços e respostas sociais que visam o combate à pobreza e exclusão social dos idosos.

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO
O Serviço de Apoio Domiciliário compreende a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, atualmente a 40 indivíduos, e suas famílias que, por motivo de doença, idade avançada, deficiência ou outro tipo de situação/condição, não podem assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ ou as atividades da vida diária.

ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS
A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) constitui uma das valências disponibilizadas, possuindo alojamento, de utilização temporária ou permanente, a pessoas idosas em situação de risco ou de perda de independência e/ou autonomia, beneficiando de atividades de apoio social e cuidados de saúde.
A sua atividade é composta por diferentes serviços e cuidados básicos aos utentes, assegurando todas as necessidades diárias destes indivíduos, incluindo cuidados de saúde.
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE


DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO "AMPLIAÇÃO DE ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS"
A Operação “Ampliação de Estrutura Residencial para Idosos” tem como principal objetivo promover a integração social e combater a pobreza e qualquer discriminação, investindo na saúde e nas infraestruturas sociais de maneira a contribuir para o desenvolvimento nacional, regional e local.
Partindo deste pressuposto, o apoio à população mais envelhecida é uma necessidade reconhecida no Município de Monção, com especial relevância nas zonas mais afastadas geograficamente do centro urbano. Monção apresentava ser, á data de apresentação da candidatura, um dos Municípios mais envelhecidos do Distrito de Viana do Castelo, com cerca de 28,2% da população com mais de 65 anos, um valor bastante superior à percentagem relativa à Região Norte de Portugal de 17,2% e à média nacional que ronda os 19,1%.
De maneira a colmatar as carências e necessidades sociais observadas, a Operação visou o desenvolvimento de obras de ampliação do edifício existente, aumentando a capacidade do mesmo em 27 lugares.
Horário de funcionamento
Venha nos visitar
Seg - Sex: 9:00 - 18:00
Sábado e Domingo: Serviços Administrativos encerrados